domingo, 10 de junho de 2018

Quanto cobrar por um Amigurumi?

Vejo essa pergunta sendo feita com frequência em todos os grupos. Resolvi então fazer essa publicação esperando ajudar quem tem dúvidas de quanto cobrar por um trabalho.
Em primeiro lugar, acho que o preço é subjetivo. Por que? Porque existem três situações diferentes e que respondem à pergunta : Por que faço Amigurumi?
1 - Faço porque gosto e ocupa meu tempo, sendo uma excelente terapia;
2 - Faço porque preciso complementar minha renda familiar ;
3 - Faço porque estou desempregada e preciso de uma renda mensal.

Se repararem, são situações diferentes e, portanto, dependendo da situação em que você se encaixa deve definir seu preço.

Outra coisa que devemos considerar: vejo muitas meninas dizendo que as pessoas não são valor a trabalhos manuais e que acham os produtos caros.
Acho que isso não é 100% verdade. As pessoas valorizam sim artesanatos, tanto que acham os trabalhos lindos. Mas acham o preço cobrado muito caro. Vamos imagina uma situação: coloco uma boneca para vender por R$ 250,00. Se considerarmos que o salário mínimo hoje é  $ 954,00, a boneca custaria mais de 26% do salário de uma pessoa que ganha o mínimo.  Respondam então, com toda sinceridade: é  ou não cara?

No site abaixo, você poderá fazer seus cálculos para definir o preço: https://aprendendocroche.com/calculadora/index.asp?novo=calculo

Dois conselhos:
1 - não se preocupe se um trabalho semelhante está sendo vendido mais barato ou mais caro. Leve em consideração o que você deseja.
2 - não se preocupe outras artesãs falarem que seu trabalho está barato. Elas não querem valorizar o seu trabalho e sim o delas. Pois certamente quem vende mais barato, venderá mais do que quem vende caro.

Sem comentários:

Enviar um comentário